DUARTE REGALADO
fotografia
Projeto "Casa Pinhole"
2010-11
Alunos montando a "Casa Pinhole" na Escola Domingos Capela
Alguns exemplos do projeto "Casa Pinhole" nos meios de comunicação social
Fotografia de grupo de uma turma captada após uma visita à "Casa Pinhole"
A ‘Casa Pinhole’, cujo termo significa “furo de agulha”, proveniente do inglês “pin + hole”, nasceu como resultado de uma proposta da Escola de Santa Marinha, em Vila Nova de Gaia, à Associação Cultural Artística e Recreativa Centro d’Artis.
Tendo como desafio proposto a criação de um projeto relacionado com física, e dada a proximidade desta ciência com os princípios básicos da fotografia, concretamente no que se refere ao estudo da luz, o Centro d’Artis idealizou e projetou, através de uma pequena maqueta, a ‘Casa Pinhole’. Do projeto passou à ação e, como resultado, conseguiu criar uma câmara escura gigante, onde não só é possível compreender os princípios fundamentais da projeção da luz, como também captar imagens. Dito de outra forma, a ‘Casa Pinhole’ é uma câmara fotográfica de grandes dimensões que nos permite andar lá dentro para perceber como funciona qualquer outra máquina fotográfica, ou mesmo para perceber como funciona a nossa visão.
Após terminada a construção da casa houve, por parte do Centro d’Artis, vontade de tornar o projeto itinerante, dando oportunidade a que as visitas e o conhecimento chegassem mais longe. Foi neste contexto, e ao ler a sua notícia no Jornal de Notícias, que surgiu o meu interesse em trazer o projeto até à escola Domingos Capela, dada a sua pertinência com os temas abordados no Curso de Operador de Fotografia que lecionava.
Durante o mês de Novembro foi possível a todos os professores, alunos e auxiliares da ação educativa, visitar a ‘Casa Pinhole’. As visitas foram muitas e o interesse demonstrado também.
O projeto acabou por ter um impacto bastante significativo na comunidade escolar e local, tendo sido, inclusive, notícia dos meios de comunicação locais.




